Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2009

Tecnologias na Educação

Um sonho? Ou realidade que não se vê?
As Tecnologias posta na escola exige do professor um novo perfil para atuar de forma contextualizada utilizando-se de ferramentas que possibilitem a aprendizagem por outros caminhos ditos como inovadores.
Não tem sido uma tarefa fácil para a geração de "mestres" da geração onde o conhecimento estava nos livros, nas enciclopédias e na fala do professor incorporar na prática de sala de aula a TV, o DVD, o Computador, o Rádio.
É complexo estar "cercado" por tantas ferramentas e alunos que dominam tecnicamente e operacionalizam com muita habilidade as tecnologias, acentuando em sua grande maioria a resistência ao acesso e uso de todo aparato tecnológico disponível na escola .
Inovar, repensar, refletir, cooperar, são palavras contidas no discurso (inclusive meu) de quem defende o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, como um meio para se chegar ao fim. Decifrar e compreender o significado de conceitos e palavras que circulam na Sociedade da Informação só será possível por meio da formação continuada e em serviço, associando teoria e prática, contexto e texto.
Acredito que em um futuro presente a incorporação das TIC's na escola será curricular assim como ocorre com as disciplinas.
Margareth C. Ramos
Professora da Rede Pública do Esatdo de Sergipe
Multiplicadora do Progrma ProInfo na DITE/SEED

2 comentários:

Educação Digital-PROINFO disse...

Realmente estamos vivenciando uma nova realidade nas escolas mas acredito que o maior desafio não é informatizar as escolas mas fazer com que os professores rompam a barreira da informatização ,e busquem de livre e espontanea vontade estarem plugados com as novas tecnologias.

Margareth disse...

Concordo com você Tânia mas a espontaneidade precisa ser dispertada de alguma forma e acredito que os cursos de formação continuada tem contribuido muito.

Formação de Professores

Fonte: Nova Escola on-line em 11/10/2008